Disturbios psquiatricos

14/02/2011 17:10

Introdução

As informações acerca da ocorrência de doenças mentais e o comportamento sexual de risco podem servir na identificação de uma população de risco para os dois problemas e também, auxiliar na informação quanto à prevenção e práticas intervencionistas.

Estudos realizados anteriormente demonstraram a existência de associação entre problemas psiquiátricos, comportamento sexual de risco e doenças sexualmente transmissíveis. A maiorias destes estudos, entretanto, analisou amostras altamente selecionadas ou confiou em parâmetros globais dos indicadores de distúrbios psiquiátricos. Além disso, os estudos anteriormente realizados se concentraram unicamente em dependentes de substâncias psicoativas (drogas que agem no sistema nervoso central, provocando dependência). As demais alterações psiquiátricas, como a ansiedade e a depressão, foram irrelevantes e não constaram nestes estudos. Como resultado das limitações destes trabalhos, os achados foram irrelevantes para a prática clínica ou política de saúde pública.

Os cientistas procuraram determinar se o contato sexual de risco, as doenças sexualmente transmissíveis e o início da atividade sexual precoce estavam associados a distúrbios psiquiátricos, em jovens com idade compreendida entre 20 a 21 anos.
Os pesquisadores examinaram os aspectos do comportamento sexual e problemas psiquiátricos em indivíduos com 21 anos de idade. Foram avaliados aproximadamente 992 pacientes da cidade de Dunedin, uma cidade localizada ao sul da Nova Zelândia, que tem uma população de 120.000 habitantes.

Distúrbios Psiquiátricos Mais Comuns em Jovens

Foram avaliados os seguintes distúrbios psiquiátricos, de acordo com os sistemas classificatórios propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Associação Psiquiátrica Americana, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-III-R): ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, dependência de drogas, transtornos anti-sociais, mania e transtornos esquizofrênicos.

A análise dos transtornos de ansiedade incluiu a ansiedade denominada primária, apresentando: fobias (medos), dentre elas a agorafobia, as fobias sociais e fobias específicas; transtorno do pânico; ansiedade generalizada ou mistura de ansiedade e depressão; e alterações obsessivo-compulsivas.

A avaliação da depressão englobou a depressão maior e a distimia, como transtornos depressivos do humor.

Os transtornos alimentares incluíram a anorexia, bulimia ou ambas.

A dependência de drogas (utilização nociva de substâncias que alteram as funções do sistema nervoso central) envolveu as substâncias que possuem efeito psicoativo, o álcool e a maconha.